analise hospital público
Faculdade de Ceilândia (FCe)
Alisson Andrew – 14/0128433
Kathleen Evelyn Alves – 14/0148166
Lyvilla Veras – 14/0152466
Paula – 14/0157719
Samuel Parreira – 14/0162186
Saúde e Sociedade 1
Cosmologias Corporais
Brasília, DF
2014
Introdução
A pesquisa desenvolvida por este grupo teve como referência as cosmologias corporais discutidas no âmbito da sala de aula. Trata-se de perguntas feitas as pessoas que buscavam algum tipo de atendimento no Hospital Regional de Ceilândia (HRC) e nas Clinicas particulares que ficam em frente ao hospital, com a intenção de comparar a eficiência do atendimento de ambos e com a finalidade de analisar as cosmologias corporais dessas pessoas que foram entrevistadas.
Objetivos
Esta pesquisa faz uma comparação da eficiência dos hospitais e clinicas particulares com o hospital público, no que se refere em como como as pessoas se sentem e como elas são tratadas nesses ambientes. Os locais escolhidos para desenvolver a pesquisa foi o Hospital Regional de Brasília e as Clinicas Particulares que ficam próximas a esse hospital. Ao todo, foram entrevistadas seis pessoas que saiam dos hospitais e clinicas e uma profissional de saúde do serviço público, e foram utilizadas perguntas como:
- Idade;
- Nacionalidade;
- Gênero;
- Raça;
- Como foram tratadas;
- O que acha desse serviço (Público ou particular);
- Com que frequência vão aos hospitais.
As pessoas entrevistadas mostraram reações diferentes às perguntas que se desenvolviam na conversa, algumas revelavam satisfação e outras demonstravam frustação, devido aos acontecimentos que ocorriam no ambiente em que elas estavam.
Nos hospitais públicos as pessoas entrevistadas estavam descontentes com o SUS (Sistema Único de Saúde) que integram além dos hospitais, vários ambulatórios, clínicas e laboratórios e de acordo com elas, o atendimento muitas vezes é rude, há carência de médicos e a falta