Análise do armazenamento do setor de farmácia de um hospital público
Alceu Badaró
Eliene Cristina Silva
Gleiciane Dias Estefano
Taili Araujo da Silva
Vanessa Brasil
Viviane Santos
RESUMO
Realizaram-se uma revisão bibliográfica sobre logística hospitalar e uma pesquisa observacional realizada em um hospital público de Belo Horizonte – MG. Na logística hospitalar, a armazenagem tem por objetivo organizar e facilitar o trabalho dos profissionais, reduzir custos e garantir de forma adequada a não interrupção de todo o processo de qualidade, gerenciado na instituição, principalmente no setor da farmácia. Logo, a pesquisa de campo foi realizada dando enfoque a esse setor. Observou-se que, em todo o seu funcionamento, a farmácia hospitalar procura trabalhar conforme as normas reguladoras, porém erros e ineficácia puderam ser constatados.
Palavras - chave: Logística, Armazenagem, Farmácia hospitalar
1. INTRODUÇÃO
A Logística é a área da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa. “Logística é a parte do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semi-acabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes” (Carvalho, 2002).
Na área da saúde, os processos logísticos devido as suas características muito especificas, devem ser encarados como uma abordagem orientada não só para a racionalização de custos, mas também como um elemento fundamental de apoio à prestação de cuidados de saúde a pacientes, (Revista Eletrônica Logística da Saúde).
As farmácias, principalmente as hospitalares, dependem de uma logística bastante complexa quanto ao abastecimento e distribuição de medicamentos, uma vez que, como cabe a elas