Analise funcional organica
ENGENHARIA QUÍMICA – EQ4N
ADILSON JUNIOR CANTAMISSA
BRUNO SABADINE
HEVERTON XAVIER
LUAN PIRAJA
RENAN PERES NOGUÉS
Pratica n°06 (27/10/2012)
ANÁLISE FUNCIONAL ORGÂNICA
Disciplina: Química orgânica experimental I
Professora: MARTA GONÇALVES DOS SANTOS
VILA VELHA
OUTUBRO DE 2012
RESUMO
Esse trabalho tem como objetivo classificar uma substancia de origem desconhecida em álcool, fenol ou ácido carboxílico, e com isso possibilitar a visualização de algumas propriedades físico-química dessas funções orgânicas.
INTRODUÇÃO
Apesar da imensa variedade de compostos orgânicos existem certos grupos de átomos ligados a uma molécula orgânica com propriedades físico-químicas semelhantes, esses são chamados grupos funcionais. Os grupos funcionais dominam as propriedades e reações de muitos compostos orgânicos, podem está ligados a cadeia principal ou fazer parte dessas. As principais funções orgânicas estudadas são: Álcoois, fenóis, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, ésteres e éteres, além das funções nitrogenadas. Álcoois são compostos que apresentam o grupo hidroxila (OH) ligado a um carbono saturado, ou seja, aquele que só faz ligações simples. Apresentam ponto de ebulição mais alto do que seu semelhante alcano, são tanto fracamente ácidos quanto fracamente básicos.
Figura 1: Exemplos de álcoois Fenóis são compostos que apresentam o grupo hidroxila ligado diretamente ao anel aromático, assim como os álcoois os fenóis são fracamente ácidos e básicos.
Figura 2: Exemplos de fenóis Os aldeídos e as cetonas são compostos que apresentam o grupo funcional (CHO) ligados a molécula. Possuem ponto de ebulição mais elevado do que os hidrocarbonetos com o mesmo peso molecular, por quanta da polaridade do grupo carbornila. Porem como não fazem ligações de hidrogênio fortes possuem ponto de ebulição menor do que os álcoois correspondentes. Aldeídos e cetonas de baixo peso molecular possuem solubilidade