Analise Financeiro
Os indicadores de desempenho compõem o conjunto de informações básicas mais completas para uma eficiente análise de balanço.
Estes indicadores objetivam, principalmente, a apuração de informações sobre a empresa e a sua comparação com padrões pré-estabelecidos, tornando-se importante ferramente para a gerência financeira da empresa.
Analisando o Balanço Patrimonial podemos observar um aumento em seu Ativo Circulante de 14%, essa variação de-se principalmente pela queda nas aplicações financeiras e um aumento razoável em seus estoques e tributos a recuperar.
No passivo circulante observamos um aumento expressivo em Contas a Pagar de 58%, nota-se que a empresa optou em comprar a prazo e diminuir seus empréstimos, mesmo não sendo na mesma proporção. Embora o aumento da conta garantida tenha sido alto, não representa muito no total do passivo circulante pois o valor é irrelevante.
No passivo circulante observa-se uma queda nos empréstimos e financiamentos a longo prazo. Observando que a empresa buscou em 2011 diminuir seus endividamentos com as instituições financeiras. A empresa em 2011 aumentou sua Receita Líquida em 8% e teve uma expressiva queda nas despesas especiais o que colaborou significativamente com o aumento no Lucro Líquido do exercício em 14%.
Esses resultados positivos ajudaram a empresa empresa a reduzir seu endividamento conforme análise do Balanço Patrimonial e de seus índices, conforme abaixo demonstrados.
O endividamento total encontra-se com o Quociente: 0,4402, ou seja Indica que para cada real do passivo total existe R$ 0,4402 em dívidas a curto e a longo prazos, sendo, portanto, de 44,02% o endividamento geral da empresa.
Observa-se que houve um aumento comparado ao ano anterior, pois embora o ativo aumentou em 8% o passivo total teve um acréscimo maior, o que não chega a ser preocupante já que a divida é negativa, mas ela tem mais caixa do que divida entenda-se que a empresa optou por investimentos à