A importância da prevenção e dos seguros de vida
A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO E DOS SEGUROS DE VIDA
PORTO ALEGRE
2014
A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO E DOS SEGUROS DE VIDA Rogério Jorge de Camargo ¹
Resumo:
No nosso dia a dia, nos deparamos com situações como furto de carros, em geral, não são recuperados; com acidentes com perda total ou parcial; com roubos em residências ou incêndios e infortúnios causados por intempéries; com a perda de entes queridos que tem suas vidas ceifadas ou prejudicadas pelos mais variados acontecimentos.
Palavras-chave: Seguros. Prevenção. Vida. Prejuizo.
Introdução
Na tentativa de minimizarmos nossas perdas, em virtude dos mais diversos motivos (alguns já citados anteriormente), nasceu a necessidade de nos protegermos em grupos. Temos indícios das primeiras tentativas de proteção desde a antiguidade , na Mesopotâmia a 2300 anos A.C.. Nesta época, diferentes povos da Mesopotâmia, assimilaram culturas de diferentes origens para formarem sociedades extremamente complexas. Mais adiante, aproximadamente 1100 A.C. a Grécia e a Fenicia dada alta atividade comercial marítima faz com que estes povos lancem-se ao mar. Povos , que sempre estiveram expostos ao risco da atividade marítima, os Fenicios e Gregos tem a ideia de formar grupos de pessoas para formarem reservas de recursos. No caso dos mais variados acontecimentos como incêndios, pirataria, etc, ninguém arcava com o prejuízo sozinho. Estes acontecimentos fundamentaram a ideia de mutualismo.
Como podemos ver, a ideia de proteção contra infortúnios é muito antiga, e em países europeus a cultura do seguro é bem sedimentada, diferentemente do Brasil onde temos um longo caminho a percorrer. Para citar uma passagem, quando da 1 venda de um seguro de vida para exemplificar a nossa falta de preocupação com os prejuízos que a morte pode ocasionar:
“..Aproximadamente em 1994, eu trabalhava de corretor de seguros no Bradesco e