Analise experimental do comportamento
Controle de estímulos:controle exercido sobre o comportamento por estímulos antecedentes a ele: o contexto em que o comportamento ocorre.
Ex: contar piada para os amigos e ñ para os pais.
Discriminação:processo no qual as respostas específicas ocorrem apenas na presença de estímulos específicos.Cada estímulo provoca uma resposta específica.
Ex:lata e garrafa de coca.
Estímulo discriminativo(Sd): estímulos que antecedem uma resposta e fornecem a ocasião para que ela ocorra. Está correlacionado com o reforço.
Ex: ao ver o sinal vermelho,frear o carro.
Estímulo delta(Sdelta): estímulo que antecede uma resposta e fornece ocasião para que ela não ocorra. Está correlacionado com a extinção. Ex: na presença da mãe, não dizer pai.
Operante discriminado: comportamento operante que tbm está sob o controle de estímulos antecedentes. Ex: responder uma pergunta apenas quando ela é feita.
Treino discriminativo: procedimento utilizado para estabelecer o controle de estímulos: consiste em reforçar o comportamento na presença de Sd e extingui-lo na presença de Sdelta. Ex:ganhar pontos ao ler uma palavra corretamente e não ganhar pontos ao lê-la incorretamente.
Classes de estímulo: conjunto de estímulos que fornecem contexto(ocasião) para uma mesma resposta.
Classes por generalização: classes de estímulos baseada em semelhanças físicas. Ex: dinheiro.(dólar,euro, real, moedas...)
Classes funcionais:classe de estímulos baseada na função de cada estímulo pertencente a ela. Ex: instrumento.musical.
Importância da generalização:permite que novas respostas sejam aprendidas de forma rápida,ñ sendo necessária a modelagem direta da mesma resposta para cada estímulo novo.
Esquemas de reforçamento: arranjos de contingências de reforçamento que especificam uma relação entre a quantidade de respostas ou a sua distribuição temporal e a quantidade de reforços produzidos por essas respostas.
Esquemas de reforçamento contínuo:(CRF): Toda resposta é seguida do