Analise Etica " Um ato de coragem "
Certas situações cotidianas fazem com que esbarremos em vários questionamentos sobre a nossa ação e nos perguntamos: Diante de tal situação, que atitude entre estas possibilidades eu devo tomar? O que devo fazer? Como o outro reagirá diante da minha decisão? Estes questionamentos nos angustiam porque temos a nossa moral e a ética, fazendo com que organizemos a nossa ação baseadas em normas que nós mesmos e a sociedade consideramos mais apropriadas e justas.
Para entendermos melhor como este processo de decisão se dá, é necessário compreendermos o que é moral e ética. Para isto nossa fundamentação teórica foi baseada no livro Ética de Vasquéz () e a partir deste foi possível fazer uma análise crítica do filme: Um ato de coragem.
Mas o que seria a Moral? A palavra moral vem do latim mos ou mores, ou seja, costume ou costumes e segundo Vasquéz () trata-se de um conjunto de normas, princípios e valores dotados de um caráter histórico e social que uma sociedade define para si mesma. Portanto, a moral não é inata, inerente ao homem. Ela é fruto da consciência coletiva, das experiências individuais e culturais que foram se construindo durante a história da humanidade, levando-o a distinguir o bem do mal, o permitido e o proibido, no contexto em que vive. Assim, a moral surgiu da necessidade de respostas às necessidades da vida em grupo, sendo possível somente quando o homem se tornou um ser social e este ser social só existe se tiver regras.
Já a Ética tem origem no grego ethos, que significa modo de ser e para Vasquéz é uma ciência sobre o comportamento moral dos homens em sociedade visando orientar, mediar as relações entre os membros através de normas que garantam o bem-estar social. A Ética é teórica, crítica e reflexiva e por isto vem avaliar a moral humana, sendo seu juiz e após analisar, dita como o homem deve se comportar no seu meio social. O homem não pode agir em sociedade de acordo somente com a sua