203 961 1 PB
Denis Silveira
RESUMO
O objetivo desse artigo consiste em explicitar e discutir as principais teses de Aristóteles a respeito da virtude e da ética no livro Ética a
Nicômaco. De acordo com a interpretação de Aristóteles, a virtude
(aretê) é encontrada no meio termo (mesótês) entre ações opostas, entre o excesso e a deficiência, e é divisível em virtudes intelectuais e virtudes éticas.
Palavras-Chave: Virtude - Ética - Filosofia - Aristóteles.
ABSTRACT
The aim of this paper is to explain and to discuss the principal thesis of
Aristotle concerning to virtue and the ethics in the Nicomaco's Ethics book. According to Aristotle's interpretation, the virtue (arete) is finded in the middle term (mesótês), between opposites actions, between the excess and the deficiency, and is divided in the reasons virtue and the ethics virtue.
Key Words: Virtue - Ethics - Philosophy - Aristotle.
Mestre em Filosofia pela PUCRS e Doutorando em Filosofia pela PUCRS. Coordenador do Curso de Filosofia da URI Campus de Erechim. Professor do Departamento de Ciências Humanas
Introdução
A ética aristotélica é social, e a sua política é ética. Elas estão completamente relacionadas, uma vez que na ética o homem individual é essencialmente membro da sociedade e, na política, a virtude social do Estado é a medida da virtude de seus cidadãos. A tarefa da ética consiste em estabelecer critérios para uma vida ordenada dentro de uma sociedade, fundamentando esses critérios a partir dos fatos da vida, a partir da experiência. A ética e a política possuem uma vinculação com o éthos, e a ética tem a sua particularidade na ação e não somente no conhecimento, pois a sua finalidade é o próprio agir ético do homem em sociedade. A ética deve estabelecer uma relação dialética entre a teoria e a prática, porque sua tarefa não é a construção de sistemas conceituais, mas de esclarecer a ação através da qual o homem busca realizar-se.
É nessa perspectiva que Aristóteles se