trabalho pegada ecologica
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
RESUMO SOBRE PEGADA ECOLÓGICA
MANAUS
2015
FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
ALUNO: DIEGO FERREIRA FRANCO DE AMORIM
RESUMO SOBRE PEGADA ECOLÓGICA
Este Trabalho foi solicitado pelo Professor Mauro Bechman como 2ª avaliação parcial da N2 do 2º período deste curso.
MANAUS
2015
INTRODUÇÃO
Neste resumo veremos assuntos relacionados ao estudo da Pegada Ecológica e sua aplicação pratica na área da arquitetura e urbanismo, no qual o termo está inteiramente ligado devido às exigências de uma visão moderna e atual sobre a importância de prédios ecologicamente corretos.
A expressão Pegada ecológica é uma tradução do Inglês ecological footprint e refere-se, em termos de divulgação ecológica, à quantidade de terra e água que seria necessária para sustentar as gerações atuais, tendo em conta todos os recursos materiais e energéticos, gastos por uma determinada população.
DESENVOLVIMENTO
O que é Pegada Ecológica (conceito) Pegada Ecológica é o impacto, rastros ou as consequências deixadas pelas atividades humanas (comércio, indústria, agricultura, transportes, consumo) no meio ambiente. Quanto maior a pegada ecológica de uma atividade, mais danos causados no meio ambiente. Cálculo A metodologia usada para o cálculo da pegada ecológica usa como padrão o gha (hectares globais). O cálculo da pegada ecológica é importante, pois podemos medir, comparar e administrar o uso dos recursos naturais através da economia.
Neste cálculo são contabilizados vários aspectos econômicos e ambientais como, por exemplo: - Área arável usada para produzir alimentos para a população;
- Área usada em pastagens;
- Área usada para urbanização;
- Área verde que deve ser disponibilizada para a absorção do CO2 produzido pelas atividades;
- Área de florestas para fornecer recursos naturais,