Revista de Gestão Social e Ambiental
Jan. - Abr. 2008, V. 2, Nº. 1, pp. 73-88 www.rgsa.com.br AVANÇOS E PERCALÇOS NO CÁLCULO
MUNICIPAL: UM ESTUDO DE CASO∗
DA
PEGADA
ECOLÓGICA
João Salvador Furtado1
Flávio Hourneaux Júnior2
Hermann Hrdlicka3
Resumo
A aplicação da metodologia e a de conformidade aos padrões (Standards) internacionais para o cálculo da Pegada Ecológica foi feita no Município de Pardinho, Estado de São Paulo, Brasil. O estudo de caso mostra as dificuldades para acesso a dados nacionais e locais e os ajustes dos Padrões para a medição final da Pegada Ecológica de Pardinho, em progresso, bem como para a replicação da metodologia em outras municipalidades, como áreas geográficas subnacionais.
Palavras-chave: sustentabilidade; diagnóstico ambiental.
desenvolvimento
sustentável;
pegada
ecológica;
Abstract
The application of the methodology and the Standards for Ecological Footprint calculation was done in the Municipality of Pardinho, State of São Paulo, Brazil. The case study shows the difficulties for accessing both national and local data and the adjustments of the Standards for final Pardinho´s Ecological Footprint, in progress, as well as for replication of the methodology in other municipalities as sub-national geographic areas.
Palavras-chave: sustainability; sustainable development; ecological footprint; environmental diagnostic. Introdução
Ainda que, hoje em dia, a sustentabilidade seja um tema de importância e premência inquestionáveis, ainda há muito o que se fazer quanto ao desenvolvimento de ferramentas e à adoção de práticas que contribuam para garantir uma perspectiva mais efetiva, dos pontos de vista econômico, social e ambiental.
∗
O estudo foi patrocinado pelo Instituto Jatobás, São Paulo, para ser empregado como uma das ferramentas do modelo Ecopolo de Desenvolvimento Sustentável Municipal, concebido pelo Instituto EcoAnima, São Paulo.
1
Biólogo, doutor em ciências