Aristoteles
1) BIOGRAFIA
384 a.C. - Aristóteles nasceu em Estagira, Macedônia, norte da Grécia.
Seu pai, Nicômaco, médico, pesquisador biológico, era amigo e médico do rei Amintas, pai de Felipe e avô de Alexandre.
Cedo, Aristóteles teve contato com a política, medicina e com a biologia.
367 a.C. – Com a morte de seu pai, aos 18 anos vai para Atenas cursar a escola de Platão e ali permanece por 20 anos, até a morte de seu Mestre. Platão.
347 a.C. – Morre “Platão”, Espeusipo (sobrinho de Platão) assume a direção e Aristóteles, discípulo de Platão deixa a “Academia” também como Mestre. Aristóteles vai para Mísia, Ásia Menor onde casou. Com a morte de sua esposa, casou novamente e teve um filho, Nicômaco. Viveu ali três anos.
343 a.C. - Felipe da Macedônia, já Rei, o convida para educar seu filho Alexandre, que viria ser depois, O Grande. Aristóteles vai para a Macedônia e torna-se preceptor de Alexandre, então com 13 anos de idade e fica nesta função por seis anos.
336 a.C. – Com a morte do rei Felipe e a ascensão de Alexandre ao trono, Aristóteles volta a Atenas.
335 a.C. – Aristóteles regressa a Atenas e funda sua escola, “O Liceu” (em um pequeno bosque consagrado a Apolo Lício e às Musas). Aristóteles, enquanto passeava, tratava com seus discípulos sobre as questões filosóficas mais profundas – ele receberam o nome de peripatéticos.
323 a.C. - Com a morte de Alexandre na Babilônia, que suscitou um movimento antimacedônico, Aristóteles retirou-se para Calas ou Cálcis, ilha de Elbéia, temendo represarias por sua ligação com o poder Macedônico (não daria a Atenas, a chance de pecar mais uma vez contra a filosofia – perseguição a Anaxágoras e morte de Sócrates).
322 a.C. – Morre Aristóteles.
Com Aristóteles a filosofia Grega chega ao seu “apogeu” - Início da era racional da filosofia. Com sua morte, entra em decadência.
Aristóteles está entre os mais influentes filósofos gregos, junto com Sócrates e Platão, que transformaram a