analise estruturada
Curso: Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas
Disciplina: Analise Estruturada de Sistemas
Professor:
2º Período - 2º Semestre
ATPS Analise Estruturada de Sistemas
Etapa 2 – Relatório 3 - Análise de Requisitos
Agosto de 2014
Belo Horizonte – MG
A importância da Análise de Requisitos
“A atividade de levantamento de requisitos é a etapa de compreensão do problema aplicado ao desenvolvimento de software. O principal objetivo é que os desenvolvedores e usuários do sistema a ser construído tenham a mesma visão do problema a ser resolvido.
É de suma importância que antes da escrita de uma única linha de código, seja "concluída" a etapa do levantamento de requisitos, vale a máxima que é quase impossível concluir esta etapa devido a natureza flexível que os sistemas de softwares exigem. Então o que é um requisito? - "É uma condição ou capacidade que deve ser alcançada ou possuída por um sistema ou componente deste para satisfazer um contrato, padrão, especificação ou outros documentos formalmente impostos. (Maciaszek,2000)”
Normalmente os requisitos de um sistema são identificados a partir do domínio do negócio. O produto do levantamento de requisito é o documento de requisitos, que declara os diversos tipos de requisitos do sistema. O vocabulário utilizado que dever ser utilizado neste documento dever ser acessível ao usuário(cliente) do sistema e preferencialmente que não possua nenhuma referência a tecnologia.
Imagine que um determinado software tenha sido desenvolvido aplicando as melhores práticas e técnicas de programação mas que quando entra em produção os usuários não conseguem operá-los, ou não conseguem extrair/trabalhar as informações que ele normalmente está acostumado a obter. Então logo eles irão começar a reclamar do sistema e em muitos dos casos irão se antepor à utiliza-lo. É para evitar situações como essa que a fase de levantamento de requisitos existe.
Uma das formas de se medir