Análise estruturada
Daniel Alexandre Salles Faculdade de Tecnologia Thereza Porto Marques das.thematrix@gmail.com
1. Introdução
No mercado competitivo em que vivemos, estão exigindo, cada vez mais, melhorias nos processos em todas as áreas. A análise estruturada nada mais é do que uma ferramenta utilizada pelo analista, para fazer estas melhorias, formada por um conjunto de fases que devem ser seguidas e realizadas de forma objetiva.
desenvolver um sistema capaz de satisfazer tais necessidades. No projeto desenvolvem-se a interface, processos operacionais, diagramas para que o resultado final seja qualificado.
2.3. Implementação (Codificação)
A partir daí, será feita a codificação, que estabelece os relacionamentos, faz estruturação de acessos ao banco de dados, e outros dispositivos especificados no projeto. Nesta fase é de extrema importância a sua documentação, com o maior detalhamento possível.
2.4. Testes
Terminada a codificação, inicia-se a fase dos testes para averiguação do comportamento, dos erros do programa, verifica-se se o resultado final saiu corretamente. Os testes são realizados com o tipo de usuário específico, e é registrado o que aconteceu no início, durante o andamento, e em seus resultados. E assim corrigir possíveis erros.
Figura 1 – Níveis de Abstração.
2. Fases da Análise Estruturada
As fases da análise estruturada variam muito, mas podemos defini-las de uma forma geral conforme a seguir: Levantamento de Requisitos, Análise e Projeto, Implementação, (Codificação), Testes, Implantação e Manutenção.
2.5. Implantação
Esta é uma fase que requer muito cuidado, pois o ideal é evitar o máximo a interferência nos negócios do cliente para que não haja perdas. O Chefe do projeto precisa elaborar um plano de treinamento adequado para os futuros usuários.
2.6 Manutenção
Esta é a última fase e existirá enquanto o sistema for utilizado. Todo o processo, gastos, treinamento, responsabilidades dos usuários, como as