analise estratégica da integração vertical
A integração vertical é a combinação de processos de produção, distribuição, vendas e ou outros processos econômicos tecnologicamente distintos dentro das fronteiras de uma mesma empresa.
Na maioria das vezes as empresas acham vantajoso executar internamente parte dos processos administrativos, produtivos, de distribuição ou de marketing, necessários a fabricação de seus produtos ou serviços, por serem mais baratos, menos arriscado e mais fácil de fazer a coordenação.
A decisão da integração vertical vai além de cálculos financeiros, servem para analisar a magnitude da verticalização, considerando os problemas estratégicos mais amplos da integração em comparação com o uso de transações de mercado, bem como alguns desconcertantes problemas administrativos que surgem na administração de uma entidade integrada verticalmente e que podem afetar o sucesso da empresa. A relevância estratégica dos benefícios e dos custos da integração vertical, tanto em termos econômicos diretos quanto indiretamente através de sua influência sobre a organização, constituem a essência da decisão A analise estratégica deve
AUXILIAR na integração ou a desintegrar verticalmente, é uma confrontação dos benefícios econômicos e administrativos dependendo da indústria em questão e da situação estratégica da empresa.
A análise serve de guia para assegurar que os importantes benefícios e custos da integração vertical foram considerados, para sensibilizar o gerente em relação a algumas armadilhas crônicas e para despertar a atenção para algumas possíveis alternativas para a obtenção dos benefícios de uma integração vertical.
Os benefícios da integração dependem do volume do produto que a empresa compra ou vende em relação ao tamanho da instalação de produção eficiente naquele estágio.
Economias de operações combinadas
Ao reunir operações tecnologicamente distintas, a
empresa