ANALISE ESTRAT EGICA
Curso de: Licenciatura em Gestão de Empresa 2º ano
ANALISE ESTRATÉGICA
A analise estratégica parte da recolha de um conjunto vasto de informações respeitantes a componente do meio envolvente da organização, efectuada pela própria empresa, ou por terceiros especificamente contratados para esse fim.
Após de recolhidas as informações a nível da análise estratégica, são dividas e cuidadosamente arrumadas por itens e posteriormente estudadas, para permitir que se trace o caminho a seguir com o menor grau de incerteza.
Analise do meio Envolvente
A função estratégica visa a realização de um diagnóstico que identifique de forma completa a situação da organização perante o meio em que ela está envolvida, este diagnostico deverá ter como objectivo encontrar de forma clara as ameaças e oportunidades que se encontram no ambiente externo, e que serão conjugadas, analiticamente com as forças e fraquezas da própria organização. Pode então se considerar duas grandes vertentes na análise estratégica: a análise do meio ambiente externo e a do meio ambiente interno.
Meio ambiente Externo
O meio ambiente externo que também é chamado de meio envolvente contextual de uma organização, é constituído pelo conjunto de forças com as quais interactua. A análise desta componente ambiental toma a seguintes características:
Procura-se identificar mudanças que possam trazer implicações profundas para o negócio;
Determina-se um conjunto de oportunidades e ameaças para que se realize uma adaptação contínua a novas condições;
É composto por contextos ou factores distintos mas inter-relacionados cuja a empresa não tem nenhum poder de influencia-los limitando-se apenas a se adaptar neles:
Demografia
São as pessoas que fazem os mercados. É portanto essencial recolher o maior número de informações possível sobre a população em geral, de forma a avaliar como se distribuem os clientes reais e