analise ergonomica
Instituto de Ciências Exatas Aplicadas
ANÁLISE ERGONÔMICA E SUGESTÃO DE MELHORIAS PARA O TRABALHO DE UM MOTORISTA SEM AUXILIAR DE BORDO
João Monlevade, 14 de Julho de 2014.
Motorista sem auxiliar de bordo
Este presente trabalho tem como objetivo principal analisar a atividade do motorista de ônibus, a fim de entender melhor sua atividade e dentro da ciência ergonômica sugerir melhorias, tanto para o trabalhador em si quanto para a empresa contratante.
Prof. Orientador do trabalho: Frederico Gomes .
Turma do primeiro semestre da disciplina ENP005 – Ergonomia.
João Monlevade, 2014.
Agradecimentos
Agradecemos a cada um de nós, por termos realizado o trabalho com afinco e produzido resultados de qualidade, assim como o nosso professor orientador Frederico Cézar Gomes, pelo compromisso, dedicação e motivação no auxílio ao desenvolvimento do mesmo. Também agradecemos aos gerentes da empresa Enscon, por terem nos dado total apoio na confecção da nossa pesquisa.
RESUMO
O presente trabalho foi realizado com o propósito de entender quais são, dentro das leis trabalhistas, as verdadeiras tarefas e atividades que devem ser executadas por um motorista de ônibus. Com base nisso, observamos que a profissão de auxiliar de bordo poderia ser extinta, pois as responsabilidades maiores ao conduzir o ônibus são todas do motorista, e a principal tarefa do “trocador” poderia, sim, passar a ser uma tarefa do condutor do veículo. Isso seria um benefício para a empresa, pois diminuiria os gastos com pagamentos de salários. Porém, com base na ergonomia, passamos a estudar métodos, que otimizassem o trabalho sem o auxiliar.
Os estudos e pesquisas foram realizados com base em entrevista com o Gerente da empresa ESNCON, situada na cidade de João Monlevade, e com dois motoristas. Pudemos fazer uma visita à empresa e uma análise, tanto dos veículos mais novos, quanto dos mais antigos.