ANALISE ERGONOMICA DE CAMAREIRA EM HOTEL
Antônio Jorge Oliveira Valois
Eberson Ferreira Tavares
Fabiano Tenório França
Maceió Dezembro/2014
ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO DE CAMAREIRA DE HOTEL
Análise Ergonômica do Trabalho de Camareira de Hotel, apresentado à professora Byanka Porto, como pré requisito para aprovação da disciplina: Ergonomia.
Maceió Dezembro/2014
APRESENTAÇÃO
Trabelho apresentado a solicitação da Professora Byanka Porto, da disciplina, Ergonomia. Foi feita uma análise ergonômica do trabalho de camareira de hotel. A discussão aqui apresentada detém-se ao estudo e análise do setor terciário, pois enfoca o serviço de hotelaria. O estudo do setor serviço tem como característica a dificuldade de análise de produtividade que se dá devido à necessidade de atender diferentes tipos de clientes e padronizar processos. Foi observado que esse grupo os trabalhadores permanecem a maior parte do tempo de trabalho em pé, sem intervalos intercalados, apenas com uma hora para almoço, exercendo como atividade fundamental a digitação. Sendo assim, uma boa ergonomia de trabalho é primordial para manter os trabalhadores saudáveis. Adotamos o diagrama de Corllet para que os funcionários apontassem quais seriam os pontos de dor após uma jornada de trabalho, assim poderíamos analisar suas principais queixas e verificar se existe correlação ou não com a ergonomia do trabalho.
Identificou-se o trabalho prescrito e observou- se o trabalho real, considerando suas variabilidades e condições de realização assim como, as condições ambientais (lay-out, iluminação, ventilação, ruídos), posturais e relacionais (comunicações verbais ou gestuais). De posse desse quadro passível de análise, por meio de entrevista com a camareira, conversas informais e aplicação de questionário.
INTRODUÇÃO
Os camareiros atuam nos ramos de atividade de hotelaria, têm vínculo empregatício formal e trabalham em equipe geralmente sob supervisão. Seu