analise do sistema toyota de producao
FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS – FAMETRO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA QUALIDADE
FAUSTO ROCHA CUNHA
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR
ANÁLISE DO SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO: ESTUDO EXPLORATÓRIO EM EMPRESAS BRASILEIRAS DO GRUPO TOYOTA
MANAUS
2014
FAUSTO ROCHA CUNHA
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR
ANÁLISE DO SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO: ESTUDO EXPLORATÓRIO EM EMPRESAS BRASILEIRAS DO GRUPO TOYOTA
Trabalho solicitado para obtenção de nota parcial da N2 da disciplina Recursos Materiais e Patrimoniais, ministrada pela Prof.º Marco Bandeira do curso Gestão da Qualidade da Faculdade Metropolitana de Manaus – FAMETRO.
MANAUS
2014
INTRODUÇÃO
Na procura por melhor desempenho e competitividade, e a partir das críticas aos modelos tradicionais de gestão da produção, O objetivo é analisar o Sistema Toyota de Produção em diferentes organizações brasileiras do grupo. Atualmente, a indústria nacional tem apresentado uma evolução da produção física (quantidade produzida) e no montante de pessoas com carteira assinada. Ao observar ambos os índices para o setor automotivo nacional conclui-se que este setor tem expressividade econômica (IBGE-SIDRA, 2008).
Também é importante entender o contexto de trabalho do Sistema Toyota de Produção para promover e possibilitar a implantação de seus conceitos e adoção eficaz de sua forma gerencial. Devido ao escopo deste trabalho e a complexidade de estudos de natureza multidisciplinar optou-se por usar Estudo de Casos Exploratório (YIN, 2001) como procedimento metodológico e coletar de dados por meio de entrevistas, visando à compreensão e análise dos sistemas de produção das fábricas pesquisadas. A pesquisa é delimitada ao ambiente operário de quatro empresas do grupo Toyota.
A análise dos sistemas de produção indicou semelhança entre o trabalho quotidiano das fábricas