Analise do risco
Disciplina: Análise de Projectos de Investimento
Professor: Nuno Pereira
Curso: Gestão de Empresas
Análise do Risco
Trabalho Elaborado por:
Ana Filipa Mendes nº 080117044
Ana Margarida Pereira nº 080117048
Ana Raquel Frazão nº080117050
Anssi Oinaala nº090117161
Cátia Casimiro nº080117008
Ano lectivo 2010/2011
1- Análise do Risco 1.1. Incerteza e Risco
Num contexto de análise de projectos de investimento, temos de ter em conta a incerteza e o risco que um projecto comporta. De facto estes dois conceitos estão intimamente relacionados, no entanto eles são diferentes.
O risco pode ser designado como sendo uma provável alteração no futuro, em termos de taxas de juro, preços de instrumentos financeiros, das taxas cambiais, preços de mercadorias, entre outras variáveis.
A incerteza pode ser provocada pela instabilidade de mercado, que por consequência esta ligado a um maior ou menor risco de investimento de um projecto.
Tanto na incerteza como no risco o futuro é desconhecido, no entanto no risco existe uma probabilidade de ocorrência, ou seja, o investidor faz uma previsão do risco que corre, enquanto que na incerteza não é possível saber qual é a probabilidade de ocorrer.
Existem três tipos de incerteza, as que podem surgir nas distorções de informação, as que podem surgir na contextualização do mercado e as que advêm do retorno do investimento.
Também existem vários tipos de risco, no entanto os mais relevantes para o nosso trabalho são os económicos e os financeiros. O risco económico é traduzido pela incerteza correspondente à rendibilidade esperada de um dado investimento.
O risco financeiro é a probabilidade haver consequências negativas para a empresa num determinado investimento.
1.2. Prazo de Recuperação do Capital Investido
O prazo de recuperação de capital (Payback), pode ser definido como o prazo final em que se espera recuperar o capital investido.