Analise Do MANIFESTO ANTROP FAGO Oswald De Andrade

1109 palavras 5 páginas
Analise do MANIFESTO ANTROPÓFAGO Oswald de Andrade

O manifesto antropófago foi escrito por Oswald de Andrade e posteriormente lido em 1928 para seus amigos na casa de Mário de Andrade. Foi publicado na Revista de Antropologia que ajudou a fundar com seus amigos futuramente.
A origem do movimento antropófago acontece quando Oswald de Andrade , sua esposa Tarsila do Amaral e amigos vão a um restaurante a fim de comerem rã. Quando o prato chegou, Tarsila faz um comentário que naquele momento eles poderiam ser considerados uns quase antropófagos.
Em seu aniversario, Oswald foi presenteado com o quadro"O homem plantado na Terra", que mais tarde recebeu o nome de Abapuru de origem Tupi-Guarani, que significa aba: homem, puru que come muito. Surge então, o Manifesto Antropófago primitivo com a seguinte idéia: "Só a Antropofagia nos une. Socialmente. Filosoficamente”. O movimento antropofágico tem como características e objetivos a busca de uma identidade e a necessidade de valores nacionais e culturais, o nome em si diz mesmo "manifesto", ressaltando os objetivos e sua clareza, além de manifestar sua visão critica dos fatos históricos. Antropofagia se refere à semelhança da cultura dos traços e características das culturas estrangeiras. Há três referências: Primeiramente à formação cultural e social do Brasil, que se deu devido à influência da imigração de diversos povos para o nosso território. Em segundo lugar, à influência que o modernismo teve das vanguardas artísticas europeias, criticada por nacionalistas como Monteiro Lobato. Por último, se refere ironicamente à antropofagia praticada pelos índios, que com essa prática acreditavam poder assimilar as virtudes e o espírito do rival devorado, com esse manifesto o Oswald de Andrade pretendia colocar as ideias que fossem importantes e jogar fora o que fosse descartável.
Nesse momento fica claro a parte que ele quis destacar a prática subjetiva da antropofagia na nossa sociedade (antropofagia é o ato de comer

Relacionados