Analise do livro: "A Ginástica em Questão: Corpo e Movimento"
ANÁLISE DO LIVRO: "A GINÁSTICA EM QUESTÃO: CORPO E MOVIMENTO."
CURITIBA
2013
1. Como o livro organiza a ginástica no âmbito da Educação Física? A Dra. Roberta Gaio divide a ginástica em dois tipos: Ginástica competitiva, que seriam as ginásticas consideradas esporte, como ginástica artística, rítmica e acrobática, e ginástica não competitiva, que seria a ‘ginástica geral’, como ginástica para preparação física, estética, terapêutica, corretiva, de lazer, entre outras.
2. Qual foi o capítulo selecionado e por quê?
Acredito que a área da saúde seja uma das mais importantes para a Educação Física, além de ainda estar em expansão. E devido a minha vontade em atuar nessa área o capítulo escolhido para estudo foi o 06: “Ginástica: Atividade Física e Saúde”.
3. Do que se trata o capítulo selecionado? Apresente uma síntese.
O capítulo 06 busca analisar os benefícios da atividade física na saúde geral do ser humano. O surgimento de doenças crônicas tem aumentado muito devido ao baixo nível de movimento corporal das pessoas. O tabagismo, dieta alimentar inadequada e sedentarismo são alguns dos fatores que favorecem o surgimento destas doenças, que seriam obesidade, diabete tipo II, hipertensão arterial, doenças vasculares, entre outras. O mau funcionamento dos órgãos do corpo, causado pela falta de manutenção interna feita pelas células individuais do corpo, são muitas vezes causados pelo sedentarismo, que hoje atinge pelo menos 60% das pessoas de países industrializados. A prática de atividade física é de grande ajuda para prevenir estes tipos de doenças, pois trás muitas melhorias para o organismo humano, entre eles a melhora na capacidade pulmonar e melhor funcionamento do coração, o que reduz o risco de todas estas doenças. A prática de atividades físicas regulares é vista como uma das principais formas de manutenção da saúde, mas o indivíduo deve ser