analise do conto pai contra mae
DEPARTAMENTO DE LETRAS
DISCIPLINA: TEORIA LITERÁRIA II- 4º SEMESTRE
PROFESSORA: Geni Mendes de Brito
Analise do conto “Pai contra mãe” de Machado de Assis.
1-Elementos da narrativa.
Enredo; O conto “Pai contra mãe” trata da história de Cândido Neves, um homem pouco dado ao trabalho, porém, num momento de extrema crise econômica resolve caçar escravos fugidos. Casa-se com Clara, mesmo sua tia Mônica contra e tem um filho. A crise econômica se agrava e Cândido se vê obrigado a caçar escravos fugidos. Quando o filho está em vias de ser entregue a “Roda dos Enjeitados”, Cândido descobre uma escrava fujona, com quem tem uma relação de desigualdade e diferença sociais e pega a mulher que é presa, apesar de sua súplica, uma vez que está grávida. Movido pelo egoísmo, Cândido amarra-a e a arrasta para seu dono de quem recebe dinheiro como recompensa. Ao entregar a escrava fujona para seu dono provoca nela o aborto. Cândido volta para casa feliz livrando o filho da roda dos enjeitados. Tia Mônica o perdoa, porque vem com a criança e com o dinheiro.
Personagens; Os personagens são: Cândido Neves, tia Mônica, Clara e Arminda.
Tempo/espaço; Acredito que seja psicológico porque desencadeiam diversos sentimentos e sensações, atordoamento, desorientação, nos traz relatos históricos sobre os fatos que envolviam a escravidão, com crueldades e tratamento desprezíveis a que eram submetidos os escravos. Cronológico é que a uma sequencia de fatos desde o namoro do protagonista até o nascimento do filho.
Ambiente; Ambientado no Rio de Janeiro, século XIX, antes da abolição da escravatura, relatando um ambiente triste, muita miséria, sofrimento, alienação, becos estreitos, sujeira, miséria fazem contraponto com a riqueza e a ostentação dos donos produzindo um retrato social, principalmente dos vestígios da escravidão. de escravos.
Narrador; é uma narrativa em terceira pessoa cujas personagens causam um drama social e familiar.
Tema;