.Analise do caso amazon
Gestão de rede de suprimentos – Ely Paiva
Introdução
O presente trabalho tem como objetivo resumir o case Amazon utilizando conceitos discutidos em sala e apresentados no capítulo 5 do livro do autor Chopra.
Desse modo, o foco da discussão será compreender o sucesso da empresa tanto nos EUA, quanto na Europa, identificando as decisões que favoreceram os resultados auferidos.
Sendo assim, o trabalho foi dividido da seguinte forma: na primeira parte, será apresentada a estratégia geral da Amazon nos EUA e na segunda parte, será discutido sua entrada no mercado europeu.
Estratégia da atuação nos EUA
A empresa Amazon foi fundada por Jeff Bezos em 1995, objetivando a introdução do uso da ferramenta internet para a compra e venda de livros. Inicialmente, a estratégia já se focava na relação com os atacadistas, de maneira a garantir alta gama de produtos com preços acessíveis. O sistema de operação acontecia da seguinte forma: primeiramente, o cliente fazia seu pedido e a empresa, então, verificava a disponibilidade do mesmo. Caso fosse notada a falta, o pedido era repassado ao atacadistas que, por sua vez, entregavam o produto em um prazo entre 2 a 3 dias. Dessa forma, a empresa podia satisfazer seus clientes dentro de um prazo razoável.
Com o objetivo de eliminar essa notável dependência em relação aos atacadistas, a empresa decidiu negociar diretamente com os fornecedores dos livros, permitindo um menor custo na aquisição dos mesmos. Entretanto, tal estratégia não foi tão eficiente quanto esperado, uma vez que os fornecedores não respondiam na mesma velocidade que os atacadistas costumavam fazer. Por isso, a empresa optou por mesclar ambas as estratégias, garantindo, dessa forma, preço baixo e velocidade na resposta.
Nos anos seguintes, a empresa vivenciou um crescimento rápido, o que exigiu uma reestruturação dos