Analise demonstrativos contabes
A analise das demonstrações contábeis é a arte de saber extrair relações/informações úteis, dos relatórios contábeis tradicionais, Balanço Patrimonial e Demonstrações do Resultado do Exercício.
A análise compreende o estudo das relações entre elementos patrimoniais, econômicos e financeiros contidos nos relatórios e nas demonstrações contábeis. A aplicação do principio das relações entre os componentes contábeis evidenciados nos relatórios e demonstrações têm por finalidade básica a indicação das causas que geram aumento ou diminuição das receitas e despesas e a sua influencia na modificação do patrimônio administrado, assim como do incremento ou redução da capacidade financeira da empresa.
Compreende a indicação de informações numéricas, preferencialmente, de dois ou mais períodos regulares de modo a auxiliar ou instrumentalizar os administradores, acionistas, clientes, fornecedores, instituições financeiras, Governo, investidores e outras pessoas interessadas em conhecer a situação da empresa ou tomar decisões.
Visa ao estudo critico da situação patrimonial, em dado momento, e das mutações ocorridas no período, mediante da atividade lucrativa da empresa e verificação se os objetivos dos dos administradores, acionistas, sócios, ou investidores foram plenamente atingidos. Dentre os métodos tradicionalmente utilizados encontram-se as analises horizontal e vertical.
ANÁLISE HORIZONTAL
É realizada a partir de um conjunto de balanços sucessivos, bem como também da demonstração de resultados. Para a análise temos como base o ano mais antigo da série. A obtenção de uma série de números índices (evolução) se justifica quando existem diversos saldos sucessivos a serem comparados com o ano base. Quando possuímos somente duas posições consecutivas, será mais conveniente calcular porcentagens de acréscimo ou decréscimo sobre a posição anterior.
A formula para obtenção da analise horizontal é: (x1 / x0) (-1) * 100