EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA DA RECEITA DE BLUMENAU EM 2013
1935 palavras
8 páginas
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAUCENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE Ciências contabés
ANGELA ROBERTA VIEIRA
EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA DA RECEITA DE BLUMENAU EM 2013
BLUMENAU
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
1.1 APRESENTAÇÃO DO TEMA 3
1.2 APRESENTAÇÃO DO TEMA 3
1.3 OBJETIVOS 3
1.3.1 Objetivo geral 4
1.3.2 Objetivo especifico 4
1.4 JUSTIFICATIVA DO ESTUDO 4
2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 5
2.1 HISTÓRIA DE BLUMENAU 5
2.2 TIPOS DE RECEITAS NA CONTABILIDADE PÚBLICA 5
3 ANÁLISE DAS RECEITAS DE BLUMENAU EM 2013 7
4 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
ANEXO 10
1 INTRODUÇÃO
1.1 APRESENTAÇÃO DO TEMA
O tema delimitado no trabalho interdisciplinar surge a partir da importância das informações contábeis para as empresas públicas e seus cidadãos. Atualmente as empresas, para manterem-se no mercado, necessitam de controles eficientes para que os gestores possam tomar suas decisões no momento correto. Neste contexto está inserida a contabilidade, que tem evoluído e acompanhando as mudanças políticas, econômicas e sociais que afetam a sociedade. A Contabilidade é a ciência que estuda a pratica as funções de orientação, de controle e de registros relativo à administração econômica. Seu objetivo é permitir o estudo e o controle dos fatos decorrentes da gestão do patrimônio das entidades, ou seja, registrar para controlar.
A contabilidade pública é um dos ramos da contabilidade especifica para os órgãos públicos, a União, o Estado, os Distritos Federais e Municípios além das suas respectivas autarquias, fundações públicas e empresas públicas. A contabilidade pública permite não só o registro e controle mais a transparência nos demonstrativos financeiros para que todos os cidadãos possam compreender as ações do governo.
O presente trabalho será desenvolvido através de bibliografias e análise das receitas, onde serão informados algumas definições e exemplos. O trabalho será apresentado e analisado juntamente com as receitas de Blumenau