Analise Delphi
O que é a AnáliseDelphi ?
A metodologia Delphi é preferida a outras técnicas de previsão quando o estudo não possuir dados históricos, ou quando o setor de atividade está passando por uma fase de transição com perspectivas de mudanças estruturais ou ainda quando a abordagem pretendida para o estudo é interdisciplinar. A equipe coordenadora formada para elaborar o primeiro questionário deve possuir muitas informações e ser bastante cuidadosa ao fazer as perguntas, pois estas precisam ser específicas e corresponder aos objetivos do estudo, para que este seja bem-sucedido.
O Delphi é uma técnica de previsão criada no final da década de 50 para obter tendências futuras sólidas e confiáveis consultando especialistas . Hoje os domínios do método estão mais amplos - dele decorrem também introduções de novas estratégias e ideias para políticas organizacionais.
O método consiste na formulação de um questionário interativo, que é respondido por um grupo de peritos. Ao ser devolvido, suas respostas são tabuladas, analisadas e repassadas aos peritos para que estes o respondam novamente, orientados pela opinião do grupo. O processo é repetido até que seja obtido um grau adequado de consenso.
Uma visão conjunta do futuro é o objetivo final, correspondendo a uma consolidação do julgamento intuitivo do grupo de especialistas. Ele traduz o conhecimento, a experiência e a criatividade do grupo, que passou por um processo de troca de informações e opiniões elucidativas sobre o assunto que está sendo abordado.
A caracterização de um Delphi só é completa quando ele atender às suas três prerrogativas básicas: o anonimato dos respondentes, a representação estatística da distribuição dos resultados e o feedback das respostas . Para responder os questionários, os especialistas não se reúnem e não precisam identificar-se também. Por essa razão, a capacidade oral de persuasão, o status acadêmico ou profissional, a hierarquia na empresa e outros fatores desse