analise de vibração
Ant
Início
Como evitar paradas indesejáveis durante a secagem
Próx >> págs. Se no início do século passado fosse dito que seria possível antecipar diversas quebras e conseqüentes problemas nas indústrias através da manutenção preditiva, muitos segmentos não acreditariam. Neste artigo veja o caso de aplicação de uma empresa beneficiadora de madeira que obteve resultados excelentes prevendo problemas, o que ajudou na geração de soluções com antecedência.
O beneficiamento de madeira do tipo Pinos eliotti compreende o processo de descasca da madeira, serragem, secagem e remanufatura. O trabalho relatado neste artigo é sobre algumas dificuldades encontradas durante a etapa de secagem.
Panorama
Entre 2003 e 2004 a incidência de corretivas e desvios no processo de secagem era alta. Essa tendência à instabilidade no processo ocrrida devido a elevada queima dos motores elétricos, principalmente das estufas Neumann, onde as falhas abruptas que ocorriam com elevada freqüência nos motores eram quase sempre induzidas pelo travamento dos mancais ou folgas.
Dos 100% de improdutividade das câmaras de secagem por danos inesperados, 70% aproximadamente eram gerados por falhas no motor dos ventiladores. Os ventiladores não tinham até aquele momento qualquer sistema de controle de desgaste ou inspeção preditiva devido ao grande risco de acidente durante a coleta dos dados.
Tipos de falha detectáveis no ventiladores
Folgas: Muitas vezes aparecem picos em 1x a rotação do eixo e freqüências harmônicas, algumas vezes pode surgir 1/2x e harmônicas;
Desbalanceamento: Normalmente aparece pico em 1x a freqüência fundamental do eixo com amplitude maior na leitura do plano horizontal;
Eixo empenado: Pico em 1x a freqüência fundamental com amplitude maior no plano axial;
Rolamentos: Picos em alta freqüência que coincidem com freqüências de falha do rolamento;
Trincas na estrutura: 1x a rotação do eixo