principios da contabilidade
Introdução
Os princípios da contabilidade pode ser divido em sete princípios, conforme na resolução CFC nº750/93;
*Entidade
*Continuidade
*Oportunidade
*Registro pelo valor original
*Atualização monetária
*Competência
*Prudência
Esses princípios tem a finalidade de analisa a situação de algum bem ou patrimônio e torna as informações contábeis e exibi-las de uma forma precisa e confiável para o usuário de dentro ou de fora da entidade.
Principio de entidade
O principio da entidade reconhece o patrimônio como objeto de estudo da contabilidade, a forma de como administra o patrimônio e imposta pela entidade tornando autônoma. O patrimônio da pessoa jurídica e diferente do patrimônio da pessoa física, jamais pode mistura ou confundir os bens dos sócios com o bem da empresa, exemplo o sócio compra uma moto e registra na contabilidade da empresa, isso não recomendado pelo principio da entidade pois pode interferi no balanço patrimonial. A soma ou agregação de vários patrimônios de varias empresas não o transforma em uma nova entidade, pois cada pessoa jurídica deve ter uma contabilidade independente sem interferência de terceiros, segundo o principio da entidade.
Continuidade
O principio da continuidade parte da ideia de que as entidades não tem prazo para o encerramento das atividades econômicas, os ativos devem trabalha na potencialidade de gera benefícios no futuro.
Quando a entidade esta organizada por prazo de inicio com uma data termina para atividade, a continuidade da empresa depois desse prazo pode provoca alterações no ativo como a desvalorização ou até mesmo a perda total.
Quando à um histórico de prejuízos persistentes e a perda de bens e de competitividade de mercado pode se dizer que a entidade esta falida, e assim acabaria com o principio da continuidade.
Principio da oportunidade
O principio da oportunidade se refere ao registro do momento da variação dos