Análise de vibração
O que é?
A Análise de Vibração éo processo pelo qual as falhas em componentes móveis de um equipamento, são descobertas pela taxa de variação das forças dinâmicas geradas.
Tais forças afetam o nível de vibração, que pode ser avaliado em pontos acessíveis das máquinas, sem interromper o funcionamento dos equipamentos.
Como é realizado?
O método tem se provado útil na monitoração da operação de máquinas rotativas (ventiladores, compressores, bombas, turbinas, etc.); na detecção e reconhecimento da deterioração de rolamentos; no estudo de mal funcionamento típicos em maquinaria com regime cíclico de trabalho, laminadores, prensas, etc.; e na análise de vibrações proveniente dos processos de trinca, notadamente em turbinas e outras máquinas rotativas.
TÉCNICAS DE ENSAIO
As técnicas de análise de vibrações estão bem desenvolvidas e vão dos métodos mais simples (medição dos valores médios das amplitudes de vibração) até os mais complexos (correlações e espectros de correlações).
Exemplificando, na verificação do grau de desbalanceamento de um eixo, geralmente é suficiente a medição da amplitude e da fase de vibração na freqüência de rotação, verificados através de um acelerômetro conectado radialmente em um dos mancais do eixo.
Em outros casos, quando se está procurando anomalias localizadas tais como áreas com erosão ou trincas nas pistas dos mancais, são necessárias técnicas especiais que isolam os sinais provenientes das anomalias, do ruído de fundo. Para os ensaios mais complicados nos setores aeronáuticos e aeroespacial, são usados instrumentos mais sofisticados que chegam a arquivar as especificações da máquina, os dados de referência com os resultados do ensaio inicial e os pontos de medição, a freqüência, a amplitude e as características de fase dos sinais de vibração registrados, as condições de trabalho de quaisquer gráficos tais como o "gráfico de dinamismo".
Desta forma as operações de manutenção podem ser estabelecidas