Analise De Valor
Contexto histórico e conceitos
O acirramento cada vez maior da concorrência, notadamente a partir da globalização, elevou a necessidade de redução de custos. Essa tendência firmou-se rapidamente em todos os setores da economia, pois permitia, sem prejuízo ao produto ou serviço, aumentar a lucratividade e rentabilidade do negócio. O efeito percentual de uma redução de custos na contabilidade é sempre maior no lucro da organização. Isso encantou os profissionais financeiros.
Posteriormente, através do crescimento do enfoque mercadológico, procurou-se agilizar a disponibilização de novas funções em produtos e serviços a fim de diferenciá-los e trazer maior satisfação aos consumidores e usuários. A diferenciação caracteriza-se pela busca constante em agregar mais e novos valores (características) aos produtos e serviços.
Estava criado o dilema: reduzir o custo ou agregar valores? Qual delas traria o melhor resultado como estratégia de abordagem dos clientes. A princípio antagônicos, esses dois enfoques foram estruturadas de maneira conjunta, formando um novo conceito único e não contraditório: (AV / EV)Análise de Valor e a Engenharia de Valor, como também é largamente conhecida, nasceu dessa necessidade e é apoiada por uma metodologia própria para alcançar esses objetivos cientificamente.
Análise ou engenharia de valor é um sistema para solucionar problemas através de um conjunto específico de técnicas, de um corpo de conhecimentos e de um grupo de pessoas especializadas.
É um enfoque criativo e organizado que tem como propósito a análise crítica das funções de um produto ou serviço, a identificação e remoção das funções / custos desnecessários, para encontrar caminhos que permitam o cumprimento das funções necessárias com qualidade, segurança e o menor custo total possível.
A redução de custos baseava-se na análise de peças e componentes na indústria e nos processos em termos de serviços. Já a diferenciação dos produtos ocupava-se, isoladamente, em