Analise de uma noticia
Juventudes, Cidadania e Psicologia – EP094 A
Professora: Ângela Soligo
Nome: Elizabeth Cristina Souza Silva RA: 145921
Campinas, 04 de dezembro de 2014
Notícia:
04/11/2014 16h03 - Atualizado em 04/11/2014 16h03
Alunos da Ufes denunciam professor por preconceito em sala de aula
Professor teria dito frases racistas durante uma aula.
Universidade informou que recebeu a denúncia e vai analisar o caso.
Naiara Arpine G1 ES *
Alunos da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) denunciaram um professor de Economia por ter dito frases de caráter racista e preconceituoso durante uma aula, na tarde desta segunda-feira (3). De acordo com uma publicação feita pelo Centro Acadêmico Livre de Ciências Sociais da Ufes em uma rede social, o professor teria dito que “detestaria ser atendido por um médico ou advogado negro”, por exemplo. Cartazes com a foto do mestre e com o título “Professor Racista” estão espalhadas pelo campus. Em nota, a Ouvidoria da instituição informou que recebeu a denúncia encaminhada pelos estudantes e que ela será encaminhada a fim de que seja aberta uma sindicância para analisar o caso. O professor foi procurado pelo G1, mas não atendeu as ligações.
As afirmações preconceituosas teriam sido feitas pelo professor durante uma aula de Introdução à Economia Política, na turma do segundo período de Ciências Sociais. Um dos alunos levantou um questionamento sobre cotas na universidade, o que teria desencadeado a discussão. “Ele disse que os cotistas não conseguiam acompanhar as aulas como os outros alunos e que por isso ele tinha que usar uma linguagem mais acessível e baixar o nível das aulas dele para que todos pudessem compreendê-lo”, contou um estudante de 19 anos.
A discussão se tornou ainda maior quando, segundo os estudantes, o professor fez declarações racistas. “Ele disse que os negros e pobres não tinham acesso à cultura, deixando claro que eles não atingiram o nível cultural dos brancos. Em