Analise da noticia
Transcrição: O líder da rede Al Qaeda, Osama Bin Laden, foi morto por tropas dos EUA ontem no Paquistão, anunciou o presidente Barack Obama na madrugada de hoje. “A justiça foi feita” disse Obama, em cadeia nacional.
Bin Laden foi morto em um esconderijo em Abottabad, a 115 Km de Islamabad, capital do Paquistão, após tiroteio com forças dos EUA.
Ele era perseguido desde 2001, após os ataques de 11 de Setembro, que deixaram cerca de 3.000 mortos.
A operação foi conduzida por forças especiais norte-americanas, em ação que teria sido autorizada por autoridades paquistanesas.
O corpo de Bin Laden teria sido recuperado pelos EUA, mas não foi exibido.
Aos gritos de “USA”, uma multidão se aglomerou em frente à Casa Branca. Muitos cantavam o hino nacional.
Bin Laden ajudou os EUA contra os soviéticos no Afeganistão nos anos 70. Depois, com a Al Qaeda, se voltou contra os EUA.
Análise dos critérios de valor-notícia (critério da Noticiabilidade)
Valor-notícia é um valor subjetivo que determina a importância que um fato ou acontecimento tem para ser noticiado. Por este motivo é também designado de critério de noticiabilidade. Os fatores ou critérios que dão a um fato valor-notícia coincidem na maior parte das redações dos meios de comunicação social. Em 1965, Johan Galtung e Mari Holmboe Ruge enumeraram esses fatores: * De acordo com o impacto: Amplitude, frequência, Negatividade, Caráter inesperado, Clareza. * De acordo com a empatia, com a audiência: Personalização, Significado, Referência a países de elite, Referência a pessoas que integram a elite. * De acordo com o pragmatismo da cobertura mediática: Consonância, Continuidade e Composição
Nessa notícia publicada pelo Jornal Folha de São Paulo, percebemos que estão