“UMA ABORDAGEM PRÁTICA DOS ASPECTOS ECONÔMICOS, FINANCEIROS E JURÍDICOS INERENTES A FUSÕES E AQUISIÇÕES DE EMPRESAS”
14463 palavras
58 páginas
“UMA ABORDAGEM PRÁTICA DOS ASPECTOS ECONÔMICOS, FINANCEIROS E JURÍDICOS INERENTES A FUSÕES E AQUISIÇÕES DE EMPRESAS”Luiz Antonio Gouveia
Orientador: Prof. Dr. José Roberto Ferreira Savoia
São Paulo, Outubro de 2004.
“UMA ABORDAGEM PRÁTICA DOS ASPECTOS ECONÔMICOS, FINANCEIROS E JURÍDICOS INERENTES A FUSÕES E AQUISIÇÕES DE EMPRESAS”
Trabalho Final realizado como parte dos requisitos para conclusão do MBA-USP Finanças Empresariais.
Luiz Antonio Gouveia
Orientador: Prof. Dr. José Roberto Ferreira Savoia
São Paulo, Outubro de 2004
AGRADECIMENTOS
Freqüentar, acompanhar e custear um curso de MBA com a qualidade USP, exige não apenas vontade, dedicação e empenho do aluno. O incentivo e ajuda de outras pessoas são também fatores importantes.
Neste trabalho de conclusão de curso, não posso deixar de agradecer as pessoas que me incentivaram e ajudaram a participar e concluir este curso.
Agradeço a direção da T.W.Espumas Ltda., representada pelo seu Diretor e Gerente Geral para a América do Sul, o Sr. Airton Cicchetto, que além de subsidiar grande parte do custo do curso, permitiu que eu me ausentasse das minhas jornadas de trabalho das sextas-feiras e dedicasse-as exclusivamente às aulas no MBA.
Agradeço aos meus colegas pelo companheirismo desenvolvidos ao longo do curso.
Agradeço aos professores e ao meu orientador pelo profissionalismo e qualidade com que transmitiram suas experiências, interesse com que esclareceram dúvidas e especialmente por terem contribuído para abrir novas fronteiras do conhecimento e novos questionamentos.
Agradeço especialmente a minha esposa pelo seu permanente incentivo.
APRESENTAÇÃO
Na última década, a estabilidade da economia brasileira, a abertura do mercado, o intenso processo de globalização e as privatizações, provocaram um superaquecimento do mercado de fusões e aquisições (F&A).
As estatísticas indicam que, de 1.994 a 2.003, o mercado de F&A