Analise de um parafuso
O objectivo deste trabalho é descrever de forma detalhada, e com o maior rigor possível, todas as características de um parafuso escolhido ao acaso de uma qualquer situação do quotidiano.
Pretende-se avaliar se o referido parafuso é o indicado para a função em que está a ser utilizado e para isso vamos descrever as suas dimensões, dureza, características mecânicas, os materiais em que é fabricado, etc., vamos perceber se está ajustado ao ambiente onde vai ser aplicado e se cumpre com todas as normas quer de engenharia ou ambientais.
O parafuso escolhido foi um da travessa de fixação do motor de um camião Mitsubishi Canter representado nas fotos 1 e 2.
Foto 1 Foto 2
FUNÇÃO DO PARAFUSO
A função do parafuso em análise é fixar os subcomponentes da travessa de apoio do motor de um camião Mitsubishi Canter. Para perceber melhor a sua localização podemos ver a Foto 3 Foto 3 Esta travessa irá ser aparafusada no chassis e servirá de suporte aos apoios do motor como podemos ver na Foto 4. Foto 4
De seguida irá ser aparafusado o motor nos respectivos apoios. Importa ainda referir que este motor + caixa de velocidades pesa cerca de 300Kg e produz um binário de 430 N/m. Este parafuso está também sujeito a esforços provenientes de vibrações provocadas pela irregularidade do piso, e pelo ligar/desligar do motor.
CARACTERISTICAS DO PARAFUSO
O parafuso em causa é um M10x1.25 com 25 mm de comprimento, e classe 8.8 (foto 5). É um parafuso de fixação cilíndrico com parede roscada de diâmetro idêntico ao não roscado, com rosca triangular de crista plana e de entrada única (foto 6), tem cabeça sextavada e a ponta arredondada. Como é um parafuso passante está introduzido em furos com 11mm de diâmetro e é fixo com uma porca sextavada flangeada classe 5.8 (foto 7), com um binário de 58,7 N/m. Foto 5 Foto 6 Foto 7
CARACTERISTICAS