analise de um ambiente
a. Nome
Museu da arte sacra
b. Data de fundação
24 de março de 1989
c. Projeto/execução
1766
d. Localização na malha urbana
Planta de situação
e. Número/categorias de usuários (exemplo: se for uma escola, estudantes, professores, funcionários, pais-responsáveis, pessoas da comunidade)
8 funcionários
f. Horário/turnos de funcionamento
Das 7h às 18h, de terça à domingo
2. Ocupação da área:
a. Vizinhança/entorno (usos e equipamentos)
Equipamentos urbanos: parada de ônibus na rua traseira do museu. Vizinhança: tanto há residências, como edifícios comerciais, exemplo a Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas, Logísticas e Modernização organizacional. Também algumas casas abandonadas onde a estrutura não está em bom estado de conservação.
b. Acessos (vias e tipo de transporte)
Para chegar ao local, todo o tipo de automóvel pode ser utilizado, pois o museu fica bem localizado. Para quem utiliza ônibus, a parada mais próxima é na Rua Pedro Pinto, que se situa por trás dele.
c. Implantação (recuos, taxa de ocupação, zoneamento/disposição/orientação dos edifícios/equipamentos)
Por estar dividindo um espaço dentro da igreja, que é um local publico de acesso direto, a edificação não é murada. Pelo mesmo motivo, observamos que o museu ocupa aproximadamente 15 % do terreno
d. Massa construída/áreas livres/massa vegetal (tipo, estado de conservação)
Foram construídas casas com uma arquitetura barroca. Não há vegetação, pois a área é quase toda ocupada por edificações.
3. Sobre a proposta projetual:
a. Partido arquitetônico (formal/funcional/estrutural, etc.)
Arquitetura Barroca, pouco funcional e atualmente uma estrutura um pouco desgastada, principalmente a parte amadeirada, devido aos cupins.
b. Solução volumétrica/relação cheios/vazios/tratamento de fachadas.
Pouquíssimas soluções volumétricas no que diz respeito ao espaço interno e externo. A relação cheios/vazios esta na faixa de 60%/40%, Faixadas sem