Analise de soda cáustica
Objetivo
Determinação da percentagem de NaOH e de Na2CO3 em soda cáustica comercial.
Considerações gerais
A soda cáustica apresenta como substância principal o NaOH, porém sempre contém impurezas de Na2CO3 devido a absorção de umidade e de CO2. Daí a necessidade de determinar o teor de NaOH na presença de Na2CO3.
Para análise de uma mistura de carbonato e hidróxido, o método mais empregado consiste na determinação do álcali total (carbonato + hidróxido) por titulação com ácido padrão, usando-se alaranjado de metila ou azul de bromofenol como indicador. Numa segunda porção da solução amostra o carbonato é precipitado com ligeiro excesso de solução de cloreto de bário e, sem filtração, a solução é titulada com ácido padrão usando-se como indicador fenolftaleína ou azul de timol. A última titulação fornece o conteúdo de hidróxido e, por diferença desta e da primeira titulação, obtém-se o volume de ácido consumido pelo carbonato.
Materiais e reagentes
- béquer de 50 mL. - indicador alaranjado de metila a 1 %
- pipeta volumétrica de 10 mL; - indicador fenolftaleína a 1 %;
- balão volumétrico de 100 mL; - solução padrão de HCl 0,1 mol L-1;
- erlenmeyer de 250 mL; - solução de BaCl2 1 %
- bureta de 50 mL; - Balança analítica;
- suporte universal e garras;
- Água destilada;
- Soda cáustica comercial;
Procedimento
- Pesar 1,0 g da amostra e trasferir para um balão volumétrico de 100 mL. Completar o volume com água destilada e homogeneizá-lo. Esta solução é chamada de solução estoque ou solução amostra. Remover uma alíquota de 10,00 mL da solução estoque com uma pipeta e transferir para um erlenmeyer de 250 mL. Adicionar 2 gotas do indicador alaranjado de metila. Titular com solução padrão de ácido clorídrico 0,1 mol L-1 até o aparecimento de uma coloração alaranjada.
Anotar o volume gasto. Repetir este procedimento mais 2 vezes.
- Remover outra alíquota de 10,00 mL da solução