História do futsal
Teste de carga máxima. Teste de uma repetição máxima (1-RM)
O teste de 1RM, usado para determinar a força máxima dinâmica (concêntrico-excêntrico). Os exercícios mais praticados para o teste são: o supino e o agachamento, porém o supino e o leg press para mensurar a força de membros superiores e inferiores, respectivamente.
O sujeito deve executar um aquecimento geral de 3-5 minutos de atividade leve envolvendo os músculos a serem testados (i.e., ergometria da parte superior do corpo antes do teste de força da parte superior do corpo). Depois, o indivíduo deve executar exercícios de alongamento estático da musculatura envolvida. Após o aquecimento geral, o indivíduo deve executar uma série específica de aquecimento de 8 a 10 repetições a aproximadamente 50% da 1-RM estimada, seguida por outra série de 3 repetições a 70% da 1-RM estimada. Os levantamentos subsequentes são repetições únicas com pesos progressivamente mais pesados até a fadiga. Os incrementos iniciais ao peso devem ser uniformemente espaçados e ajustados de modo que ao menos duas séries de levantamentos únicos sejam executadas entre as três repetições de aquecimento e a 1-RM estimada. No caso de fadiga, um peso aproximadamente da metade entre o último levantamento de sucesso e o de fadiga deve ser tentado. Repita até que a 1-RM seja determinada no nível desejado de precisão.
O intervalo de descanso entre as séries não deve ser menor que um nem maior que cinco minutos. O número ótimo de repetições únicas varia de três a cinco. Indivíduos que não são treinados, sem experiência na execução do movimento, lesionados ou sob supervisão médica, não devem participar desse tipo de teste.
Protocolo para o teste de 1-RM
A) Aquecimento de 8 a 10 repetições, peso leve (40% a 60% da estimativa de 1RM).
B) 1 minuto de intervalo. Leve alongamento.
C) Aquecimento de 3 a 5 repetições, peso moderado (60% a 80% da estimativa de 1RM).
D) 2 minutos de intervalo.
E) Estimar um peso próximo do