Analise de sistemas
A partir do lançamento do edital Projetos de Redes Metropolitanas de Alta Velocidade, em outubro de 1997, a RNP deu início a terceira fase do projeto, denominada RNP2. O objetivo foi incentivar o desenvolvimento de uma nova geração de redes Internet, interligando todo o país numa rede acadêmica de alto desempenho e conectando-se à iniciativa norte-americana Internet 2.
Em maio de 2000, o ministro da Ciência e Tecnologia inaugurou o novo backbone RNP 2, o qual atinge os 27 estados da federação com capacidade de conexão de até 155 Mbps. A conexão Internet 2 foi estabelecida em agosto de 2001 através de um canal de 45 Mbps, cedido pelo projeto AMPATH.
Desde janeiro de 2001, a RNP opera um link internacional de 155 Mbps, o qual será conectado ao principal backbone da Internet 2, o Abilene (RNP, 2008).
Democratização da informação
Crianças, jovens e adultos têm olhos deslumbrados com a tecnologia. Buscam a mesma coisa: a aproximação pelo saber. Diferente da televisão, que dispersa (embora as pessoas estejam juntas), o computador integra.
O fotógrafo Ricardo Teles, do projeto inclusão digital, descreve a emoção dessa busca:
"No terminal, enquanto mãos de dois ou três meninos estão sobre o mouse, um deles grita: 'já sei como se faz!'. A todos ficam quebrando a cabeça para saber aonde se vai, despertados pelas possibilidades da informática. União. Todos querendo aprender juntos."
Democratização da informação
O problema da exclusão
Solucionar a exclusão digital não significa somente dar a cada pessoa um computador com acesso à Internet. Mais do que simplesmente ensinar a técnica da informática, o trabalho deve estabelecer pontes para aproximar mundos que, socialmente, encontram-se distantes. Neste horizonte que se descortina é possível vislumbrar o resgate mais importante do exercício da cidadania. A tecnologia, em si, tem o poder de amplificar o conhecimento. Pode também ampliar a diferença social em função da falta de acesso da população menos