analise de sistemas
Curso: TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Semestre: 1º Turma: 2012-1
Disciplina: Análise de Sistemas I
Professor: M.Sc. Marco Aurélio Freitas Santos
Acadêmico (a): Charles Finizola Ono RGM: 343.2133
Pólo: UNIGRAN Dourados(MS) Data: 09/03/2012
AULA 01 – CONCEITO DE SISTEMA
1) A TGS (Teoria Geral de Sistemas) trata dos sistemas de modo geral, sejam eles da natureza, sociais ou sistemas de informação. Cite um exemplo de sistema de qualquer ambiente que você considera ser uma caixa preta e justifique porque você o considera uma caixa preta.
R: Para mim o sistema de distribuição de energia elétrica gerado pelas usinas hidrelétricas – pode ser considerado uma caixa preta pelas suas características de inacessibilidade e complexidade onde àgua (entrada) é processada e transformada em energia (saída), que por sua vez é distribuída para as residências, indústria e comércio, processamento esse que para os leigos no assunto, como eu, é desconhecido.
2) Explique porque nos sistemas abertos a entropia é menor do que nos sistemas fechados. R: Sendo a entropia, a tendência que os sistemas têm para o desgaste, desintegração, afrouxamento dos padrões e um aumento da aleatoriedade e considerando que à medida que aumenta a informação, diminui a entropia. Posso considerar então, que nos sistemas abertos, a entropia é menor, uma vez que nesses sistemas existem as relações de interação com o meio externo com trocas de informação, matéria e energia regularmente, ao contrário dos sistemas fechados que não apresentam essa interação.
1) Você julga importante a realização do PEI? Explique por que.
R: Sim, pois com um planejamento estratégico de informações pode-se ter uma visão mais completa das necessidades dos mais diversos setores de uma empresa com informações úteis para as tomadas de decisões, podemos também estabelecer ou sugerir prioridades para a implantação dos