analise de sistemas
Em meados da década de 50 surgiu a Teoria de sistemas cujo objetivo é analisar a empresa como um todo, visualizando como é o funcionamento de todos os departamentos, nessa teoria o importante não é analisarmos a empresa parte a parte, pelo fato dela analisar tanto o ambiente externo como o interno. Pois está é também uma teoria muito complexa, e nela temos o desenvolvimento da cibernética que é uma ciência que busca aprimorar-se por um todo com base nas demais. Além de focar na especialização do funcionário com objetivos de agilizar a produção, comparando também o homem com as máquinas, com objetivo de copiar os movimentos humanos para especializar a produtividade dentro da empresa. A partir dessa ideia surgiram também à busca por controle da auto regulação, e diminuição das incertezas dentro da informação, com auxílio da teoria da matemática que ajuda na tomada de decisão nas empresas.
2. Desenvolvimento
Abordagem sistêmica.
Podemos definir visão sistêmica como a capacidade que um profissional vê a empresa como um todo e entende como funciona e se integram seus processos de obtenção, transformação e entrega (delivery) de seus serviços, produtos e informações, ao mercado e, particularmente, aos seus clientes. Entender como se integram os processos internos e como eles se relacionam com o ambiente externo, como circulam as informações veiculadas através destes processos internos, desde seus pontos de origem, nos quais são geradas, até seus destinos, nos quais são utilizadas é uma característica de quem possui a competência visão sistêmica.
Possuir visão sistêmica é importante para todos os profissionais de uma organização; pois, assim eles podem se posicionar na estrutura organizacional e compreenderem seu papel como membros de uma equipe na execução de suas tarefas inerentes aos seus cargos dentro das áreas organizacionais em que atuam.
Um gestor que possui a competência Visão Sistêmica e a coloca