Analise De Risco
Para o Gestor de Segurança realizar uma Análise de Risco, primeiramente deve dirigir-se ao local a ser analisado e realizar uma vistoria com levantamento criterioso de todos os pontos possíveis de serem vulnerados, anotando em planilha previamente elaborada para esse fim. Identificar visualmente e registrar todos os pontos sensíveis, as suas causas de vulnerabilidades, o potencial da ação conseguida pela violação no ponto considerado, bem como as consequências dela advindas. Poderá, ainda, realizar registro fotográfico ou filmagem dos pontos de maior vulnerabilidade, para instruir a realização da análise técnica, posteriormente. Assim como os pontos possíveis de serem vulnerados, devem ser também, levantados os pontos que estão protegidos por algum sistema de segurança já implantado, ou de difícil acesso pela impossibilidade arquitetônica ou geográfica do local vistoriado, tendo em vista identificar possíveis falhas de instalação de equipamentos de segurança, ou a possibilidade do uso de equipamentos de escaladas pelos agentes criminosos, no acesso à área objeto de análise.
Também deve ser realizado um levantamento de dados pertinentes à rotina do local, por meio de entrevistas com os responsáveis pela segurança, síndicos, porteiros, conselheiros de condomínios, proprietários, entre outros que tenham interesse direto na da realização da Análise de Risco.
Após a realização de todos os levantamentos pertinentes, deve-se partir para a elaboração da análise material, ou seja, a confecção do documento no qual constará todos os dados positivos e negativos necessários para uma tomada de decisão, por parte do tomador dos serviços. Por demandar algum tempo, entre o levantamento de dados e a entrega da Análise de Risco, é importante que se realize contato com o tomador dos serviços, para certificação de que o quadro levantado permanece inalterado, quanto ao que foi coletado “in loco”. Após esse