Trabalho Mem Rias
Memória ROM 3
Memória CACHE 5
Memória RAM 7
Mais tipos de memórias 8
Outros Padrões 12
O futuro enigmático das memórias 13
Memory Cards de consoles 14
Memória FLASH...............................................................................................15
Secure Digital.................................................................................................. 16
Bibliografia........................................................................................................17
Memória ROM
A memória somente de leitura (read-only memory) contém programas e dados registrados permanente nesse tipo de memória na fábrica, eles podem ser lidos e usados, mas não podem ser modificados pelo usuário. A ROM não é volátil, seu conteúdo não é perdido quando a energia elétrica é desligada.
A memória ROM é constituída por três tipos de programas:
1. BIOS: (Basic Input/Output System) (Sistema Básico de Entrada e Saída). Conjunto de instruções básicas de software que permite ao processador trabalhar com periféricos básicos (Unidade de disquetes).
2. POST: (Power-On Self Test) Auto-teste de inicialização, realizado sempre que o computador é inicializado. (Identifica a configuração instalada, inicializa os circuitos periféricos ligados à motherboard, inicializa o vídeo, testa o teclado, carrega o sistema operativo para a memória, entrega o controlo do microprocessador ao sistema operativo).
3. STUP: (configuração do sistema) Programa de configuração do hardware do computador. Essa configuração pode ser feita manualmente pelo utilizador, através da escolha de várias opções numa interface próprio.
Tipos de ROM
1. PROM: (Programmable Read-Only Memory) – Programável uma vez;
2. EPROM: (Erasable Programmable Read-Only Memory) – Regraváveis, ou seja, podemos gravar e regravar. Utiliza-se o método de luz ultra-violeta e pulsos elétricos para apagar as informações;
3
3. EEPROM (Eletrically Erasable Programmable Read-Only Memory) – Regravável.