analise de pureza
A análise de pureza de sementes tem como objetivo avaliar a qualidade física das sementes através de métodos e procedimentos técnicos delaboratório, determinar a composição porcentual por peso, e identificar espécies de sementes diferentes da espécie analisada como também a separação de material inerte por inferência do peso da amostra.De acordo com a Lei de Sementes e Mudas, a análise de sementes deverá ser realizada em laboratório credenciado e deve estar em conformidade com as metodologias e procedimentos estabelecidos nasRegras para Análise de Sementes (JUNIOR, 2009).
O procedimento de determinação da pureza tende em constituir uma amostra em três partes: semente pura, outras sementes e material inerte. Assim através dereferências de amostra de peso é possível saber as frações corretas de cada uma no lote, logo saber se está de acordo com as especificações técnicas das RAS (Regras de Análise de Sementes). ••.
Objetivo
Tem o objetivo de avaliar a qualidade de um lote de sementes; determinar o valor das sementes para a semeadura; fornecer dados para a etiquetagem e fiscalização do comércio;estabelecer bases para a compra e venda; fixar bases para distribuir, armazenar ou descartar; avaliar o beneficiamento; auxiliar a pesquisa e melhoramento genético; identificar problemas e possíveis causas.
Os seguintes conceitos devem ser conhecidos antes da realização do teste.
Materiais utilizados
- Sementes puras: Considera-se como semente pura toda aquela que pertence à espécie e cultivar existente na amostra em uma proporção superior a 5 % do peso. É possível encontrar mistura de espécies em testes de pureza com sementes de capim braquiaria. Sementes de Brachiaria