teste de sementes
Determinar o potencial máximo de germinação de um lote de sementes. Isto pode ser usado para comparar a qualidade de diferentes lotes de sementes e também para estimar o desempenho no campo.
2.DEFINIÇÕES
Teste de Germinação, para germinação, plântulas normais e anormais, também se aplicam a este Capítulo.
3.PRINCÍPIOS GERAIS
Para os testes com repetições pesadas, a finalidade é testar o peso do material contendo aproximadamente 400 sementes. O peso real da semente testada é uma pequena fração do lote comparado com a quantidade total normalmente usada na análise de pureza e teste de germinação. Cuidados especiais devem portanto ser tomados para assegurar que as amostras médias e de trabalho sejam verdadeiramente representativas. Em razão das dificuldades da execução da análise de pureza, esta não é realizada; mesmo assim, deve ainda ser examinado para autenticação da espécie e remoção das sementes de outras espécies prontamente identificáveis. O nome e o número dessas outras sementes encontradas, juntamente com o peso examinado, devem ser informados. Em caso onde determinação de outras sementes por número é solicitada. Quatro repetições do peso prescrito são obtidas da amostra de trabalho através de um método de amostragem recomendado. As repetições são semeadas no substrato e devem germinar em condições plântulas normais e de plântulas anormais produzidas são anotados. O resultado é informado como o número de plântulas normais produzidas por peso de semente examinado. Para as quais é apresentado o peso da sub amostra para o teste por repetição pesada. Para essas espécies, a determinação da porcentagem de pureza, peso de mil sementes e/ou porcentagem de germinação são impossíveis ou impraticáveis. As razões para isto são várias, por exemplo:
• a análise de pureza pode ser impossível – porque a semente e o material inerte são indistinguíveis a olho nu, por ex. a maioria dos Eucalyptus
• a