Teste de vigor em sementes
Teste para avaliação de vigor de sementes de Glycine max
Test for evaluation in seed vigor Glycine max
RESUMO – O potencial fisiológico compreende o conjunto de capacitação das sementes que permite estimar se um lote de sementes irá manifestar adequadamente suas funções vitais após a semeadura. Desta maneira, a emergência rápida e uniforme para o desenvolvimento de plântulas normais, representam etapas essenciais para a obtenção de alta produtividade de sementes para o armazenamento e para o plantio no campo. O objetivo deste trabalho foi avaliar o vigor de três cultivares de Glycine max. Foram utilizadas sementes de três diferentes cultivares de soja, as quais, foram submetidas aos testes de vigor de frio e envelhecimento acelerado, tendo quatro repetições e uma amostra como controle para cada cultivar. Foi possível observar que no teste de envelhecimento acelerado as cultivares CV2 e CV3 apresentaram um melhor resultado, demonstrando melhor vigor, e o teste de frio as cultivares CV1 e CV2 demonstraram melhor vigor, mas quando comparados juntos os testes, a cultivar CV1 apresentou um melhor potencial fisiológico, pois tolerou a condições ambientais adversas, provando que ambos os testes são eficazes para testar o vigor de sementes.
Termos para indexação: avaliação de sementes, germinação, potencial fisiológico, soja, temperatura.
Index terms: evaluation of seed germination, physiological, soybean temperature.
Introdução
Sementes de diferentes cultivares da mesma espécie podem diferir quanto ao tamanho, massa ou densidade sem necessariamente apresentarem variações do potencial fisiológico. Em contra partida sementes de um mesmo cultivar podem não apresentar diferenças na coloração do tegumento, mas exibir desempenho fisiológico distinto (Marcos Filho, 2005).
Os testes de vigor são amplamente utilizados para identificar os melhores lotes de sementes durante o armazenamento ou após a semeadura, sob ampla