analise de projetos mal sucedidos
Por outro lado, também existe uma imensa quantidade de obras que não terminaram e que, apesar do alto valor envolvido, não trouxeram os benefícios esperados para a população.
1. Rodovia Transamazônica:Transamazônica - Arquivo Transamazônca Challenge
“Levar homens sem terra para uma terra sem homens”. Com essa frase o General Emílio Garrastazu Médici lançou a semente da sonhada Integração Nacional, levando 500 mil colonos pra construir quase 5.000 km de estradas no Norte do país. Para se ter uma ideia da extensão da rodovia, a Transamazônica seria equivalente a uma estrada que ligasse Lisboa, em Portugal, a Kiev, na Ucrânia.
A ideia inicial era abrir um corredor de exportação pelo pacífico, cortando a Amazônia, passando pelo Peru e Equador. Para isso, foram gastos 1,5 bilhão de dólares da época (quase 7,7 bilhões de dólares hoje), mas mesmo 43 anos depois de iniciada, a obra que era o símbolo do “Brasil grande”, não foi concluída e se transformou num dos maiores Elefantes Brancos da engenharia nacional.Transamazônica - Euzivaldo Queiroz
2. Ponte Internacional Brasil – Guiana Francesa:Ponte Binacional - FENAPEF
A ponte estaiada, que seria a primeira ligação terrestre entre o Brasil e a Guiana, possui 370 metros de comprimento e foi concluída, mas até agora não tem previsão de quando será inaugurada. As pessoas continuam cruzando a fronteira através de canoas e a cidade francesa de Saint-Georges abriga mais de 40 mil imigrantes ilegais brasileiros que foram em busca de empregos na construção civil.
A obra foi executada pelo Governo Brasileiro em parceria com o Governo Francês e custou aos cofres nacionais cerca de R$ 71 milhões. A construção foi iniciada em 2005, e a