Analise de produto e marca
ANÁLISE DO PRODUTO E DA MARCA
1. Identificar modos de classificação de produtos.
Há dois modos pelos quais as organizações classificam seus produtos. Duas classificações básicas consideram se o produto é para consumidores ou organizações e se ele é durável ou não-durável.
Produtos de consumo – Bens e serviços destinados a consumidores. * Produtos de conveniência – Comprados com freqüência e com mínimo esforço. * Produtos de escolha – Comprados depois de gastar algum tempo e esforço comparando várias alternativas. * Produtos especializados – Comprados com pouca freqüência, são únicos em algum aspecto e, geralmente, caros. Os consumidores mostram-se mais dispostos a investir um esforço especial nesta compra. * Produtos não-procurados – Produtos que os consumidores normalmente não procuram ou podem não conhecer.
Produtos industriais – Compradores organizacionais compram matéria-prima, peças, máquinas e equipamentos para fabricarem seus produtos, suprimentos e serviços para tocar seu negócio. * Instalações – Bens industriais não transportáveis, como fornalhas, que são de grande porte e comprados, instalados e usados para produtos, outros bens e serviços. * Equipamento acessório – Equipamentos e ferramentas fabris portáteis usados no processo de produção. * Peças e materiais componentes – Itens processados que são incluídos nos produtos acabados. * Matéria-prima – Itens não processados que são transformados em partes componentes ou produtos acabados. * Suprimentos – Bens industriais que são consumidos no processo de produção de outros produtos. * Serviços empresariais – Serviços que dão suporte às atividades de uma organização. * Bens duráveis – Bens de consumo usados por um longo período de tempo. * Bens não-duráveis – Bens de consumo usados por um breve período de tempo.
2. As marcas descrevem as questões consideradas pelos