Analise de Poema
O alegre recebeu o triste
Certa tarde em seu casebre
O triste pouca coisa disse
O alegre usou de formas breves
Ficaram amigos dessa forma
O triste silenciou amargura
O alegre usou a ternura como norma
Entre os dois, a mesa e a noite escura
Amanheceu, acabou a noite, o vinho
E, sozinho, ficou o alegre à mesa
Enquanto o triste saía sem destino
Sem nenhum resquício de tristeza.
A métrica do poema é irregular o e com versos livres é composto por 12 verso, 3 estrofes mostrando que cada estrofe tem 4 versos. Em um poema barroco o soneto é composto por 14 versos, o esquema de rimas do poema é ABAB demonstrando que ele é clássico e que são e externas e com rimas pobres. O vocabulário do poema é sentimental “alegria e tristeza” e popular “E, sozinho, ficou o alegre à mesa”, as frases são organizadas de forma clara e simples, com frases curtas fazendo que o leitor compreenda o poema.
A antítese é presente no poema, nessa estrofe podemos notar a antítese “Amanheceu, acabou a noite, o vinho”. O poema apresenta o hipérbato (Ficaram amigos dessa forma = Dessa forma ficaram amigos). Na frase “Enquanto o triste saía sem destino Sem nenhum resquício de tristeza” pode notar a metáfora, pois se o triste não tivesse nenhum vestígio de tristeza ele não seria mais triste. Este poema mostra a relação de amizade entre a tristeza e a alegria. Na 1° estrofe, o alegre recebe a tristeza em sua casa simples, mesmo a tristeza não falando nada a alegria absorveu as informações.
Na 2°, estrofe a alegria e a tristeza ficaram amigos, a tristeza ficou triste e o alegre o conforto em uma mesa na noite escura ficaram os dois.
Na 3°, estrofe amanheceu e acabou o vinho, o alegre ficou sozinho, pois o triste saiu sem destino com a sua tristeza.
No poema que fala sobre o triste e o alegre, percebemos a relação desses 2