Moral
Em nossos dias, há uma tendência para separar a Ética da Moral. Alguns pensam que a Moral se refere apenas aos atos enquanto considerados virtuosos ou pecaminosos, enquanto que a Ética se referia apenas ao código de comportamento numa profissão, por exemplo.
Essa tendência é laicista, pois julga que o código de comportamento em certa profissão seria algo independente da Moral. Ora, todo ato humano está sujeito às regras imutáveis da Moral.
MORAL
"conjunto das regras às quais te submeterias mesmo que fosses invisível e invencível", a moral "não existe basicamente para punir, para reprimir, para condenar. Para isso há tribunais, polícias, prisões
A moral começa onde nós somos livres"-- [in A moral, um texto que caracteriza o domínio moral e o distingue de outros, designadamente, do direito -- e defende que não é necessário/possível fundamentar a moral: não é, por ex., "a religião que fundamenta a moral; pelo contrário, é a moral que fundamenta ou justifica a religião"].
MORAL, FILOSOFIA
O texto (em formato Word) As correntes da Filosofia no século XX enquadra (com caracterização sumária) a Filosofia moral num conjunto de outras correntes filosóficas do século XX, nomeadamente, o Positivismo Lógico, a Fenomenologia, a Escola de Frankfurt, a Filosofia analítica, a Filosofia das ciências, o Estruturalismo/descontrutivismo e a Filosofia do espírito.
Filosofia (do grego Φιλοσοφία, literalmente «amor à sabedoria») é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. Ao abordar esses problemas, a filosofia se distingue da mitologia e da religião por sua ênfase em argumentos racionais; por outro lado, diferencia-se das pesquisas científicas por geralmente não