Analise de obras
Mausolo foi um rei provinciano do Império Persa que se casou com sua irmã, Artemísia II. A capital de Caria, seu reino, era Halicarnasso. Mausolo reinou de 370 a.C. a 353 a.C., ao longo de seu reinado a cidade de Halicarnasso conheceu grande desenvolvimento em obras, a construção de edifícios públicos progrediu muito e também se realizou a construção de uma extensa muralha para proteger a cidade.
Quando o rei Mausolo faleceu, sua esposa e irmã começou logo a construção de uma admirável tumba para abrigar seu corpo. A rainha Artemísia II não economizou recursos para construção do edifício, mandaram trazer da Grécia os artistas mais talentosos, incluindo aqueles que participaram de algum modo na construção do Templo de Artemísia, em Éfeso. Além de escultores famosos e vários artesãos.
Os arquitetos gregos Sátiro e Pítis ficaram encarregados de construir o Mausoléu de Halicarnasso. A obra levou 10 anos para ser concluído, fruto do trabalho de aproximadamente 30 mil homens. Mas a rainha Artemísia II faleceu antes e nem chegou a ver o Mausoléu concluído. A construção, em forma retangular, tinha 50 metros de altura e era incrivelmente decorada com esculturas e estátuas de bronze. Ocupando uma área superior a 1200 metros quadrados, era sustentado por 36 colunas e erguia-se uma pirâmide de 24 degraus acima da base quadrada. No topo da pirâmide havia ainda uma carruagem de mármore puxada por quatro cavalos, guiada pelo rei e a rainha. A base do edifício era de mármore e bronze, com revestimento de ouro. Cada um dos quatro lados foi especialmente esculpido em relevo pelos escultores gregos Briáxis, Escopas de Paros, Leocarés e Timóteo.
A tumba que abrigava o corpo do réu Mausolo era localizada no alto de uma colina, com visão privilegiada da cidade. O interior do Mausoléu contava com um pátio fechado, onde se localizava a tumba propriamente dita em uma plataforma. A escada que levava a essa plataforma era ladeada por estátuas de leões de pedra.